Isto é o título

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Pequenas Atitudes Grandes Resultados. Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água. Esta data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância da água para a vida e a necessidade de preservar este recurso natural tão valioso.

A água é um elemento fundamental para a vida na Terra. Ela é essencial para a sobrevivência de todas as espécies, incluindo os seres humanos. A água é utilizada para diversas finalidades, como para a produção de alimentos, para a higiene pessoal, para a geração de energia, entre outras. Por isso, a sua conservação é de extrema importância para garantir o equilíbrio do ecossistema e o bem-estar da humanidade.

No entanto, apesar da sua importância, a água é um recurso escasso em muitas regiões do mundo. Segundo dados da ONU, cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável e mais de 4 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico adequado. Além disso, as mudanças climáticas têm afetado a disponibilidade de água em diversas partes do planeta, aumentando ainda mais a necessidade de preservação deste recurso.

Para garantir a sustentabilidade da água, é preciso adotar práticas sustentáveis em todos os setores da sociedade. Isso inclui a adoção de tecnologias que reduzam o consumo de água, a proteção das fontes de água, a recuperação de áreas degradadas, entre outras medidas.

Também é importante destacar a necessidade de conscientização da população sobre a importância da água e da sua preservação. Pequenas atitudes no dia a dia, como o uso consciente da água e a correta disposição do lixo, podem contribuir para a conservação deste recurso natural tão valioso.clientes da Sprinter Chassi já chamavam o produto de caminhão e nós, como marca, para evidenciar ainda mais os aspectos de resistência que sempre estiveram presentes no produto, posicionamos o veículo como Sprinter Truck para mostrar que oferecemos a melhor opção para o transporte de carga entre 3,5 e 5 toneladas”, comenta.

Iniciativas da Rio Diesel

Sabemos que a superfície do nosso planeta é composta por 70% de água. Porém, de toda água existente no planeta, 97,5% estão nos oceanos e dos 2,5% restantes, 1,5% estão nos polos (geleiras e icebergs), ficando apenas 1% disponível para nosso consumo, sendo que a maior parte esta em leitos subterrâneos, atmosfera, plantas e animais. Atualmente usamos para nosso consumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos, os aquíferos.

De nossa parte, o melhor que podemos fazer é economizar ao máximo, evitando que mais e mais águas sejam retiradas da natureza para nosso consumo através de formas simples como, por exemplo, não usar mangueira para lavar pisos, calçadas, automóveis, trocar as válvulas hidro assistidas de descargas por caixas acopladas ao vaso sanitário, etc.

O Concessionário Rio Diesel optou pela prática do reuso da água originada da calefação do ar condicionado e bebedores espalhados pela empresa além de construir e instalar um sistema usando a tecnologia da Minicisterna, que foi criada e desenvolvida baseada na norma ABNT NBR 15.527:2007 “Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis”.

Nos dias quentes, de vez em quando levamos um baita de um pingo d’água na cabeça vindo de aparelhos de ar-condicionado nos prédios ou simplesmente temos que descartar a água acumulada nos aparelhos. E são milhares desses equipamentos produzindo certa quantidade de água que tem como destinos as calçadas das cidades ou as cabeças dos cidadãos. Será que essa água poderia ser aproveitada para outros fins mais úteis? Pensando nisso, Márcio Gregório, multiplicador do StarClass do Concessionário Rio Diesel elaborou a criação de rotinas e instalação de um sistema simples de aproveitamento dessas vias.

Foi preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna através de um encanamento, onde ela é armazenada. Na descida da calha Junto a esse reservatório, foi instalado um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos. Próximo ao reservatório existe uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável. Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos na empresa. Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades).

Para o reuso da água do ar condicionado e bebedouros, na saída do dreno de água de cada aparelho inserimos mangueiras a um tonel que capta a água e no decorrer do dia nossos colaboradores responsáveis pela limpeza e manutenção do concessionário transferem o líquido recolhido nesses pontos em uma bombona de 200 litros. De lá fazem a redistribuição da água para a limpeza das áreas internas e externas da empresa.

Ao economizamos água potável com a implantação do projeto, estamos poupando recursos valiosos! Tratando o elemento água com consciência ecológica! Aproveitar a água de chuva faz-nos economizar em todos os sentidos: além de beneficiar a sociedade, porque o efeito da retenção das cisternas, as estações de tratamento e a canalização ficam menos sobrecarregadas!

O resultado continua crescente e satisfatório pois houve uma redução exponencial nos custos de consumo de água comprovados através da comparação dos meses anteriores a implantação do sistema e rotinas de aproveitamento de água para fins não potáveis e após o início das mesmas. A partir da implantação das ações em fevereiro até julho 2015 a redução do custo da conta em relação ao cinco meses anteriores representou em média uma queda de 46,5% e com relação ao consumo a queda foi em média de 39%.

Tomamos como resultado positivo tanto para a empresa e seus colaboradores quanto para o meio ambiente.

Confira todas as nossas ações clicando AQUI.

Só falta você!

Preencha as informações solicitadas no formulário abaixo. Ele será direcionado ao RH da Rio Diesel para verificação de qualidicações e, se a vaga destinada ao cargo pretendido estiver disponível, entraremos em contato. Caso contrário seus dados serão inseridos em nosso banco de talentos para próximas oportunidades.

Agradecemos desde já o intuito de fazer parte do time Rio Diesel e desejamos sucesso!

2023-03-22T12:32:18+00:0022 / 03 / 2023|Categories: Uncategorized|

Concessionário Mercedes-Benz: Caminhões, Ônibus, Vans, Peças e Oficinas      |      Canal de denúncia |  Política de Privacidade | Política de Segurança Cibernética |  Bimark |  CRC 0800 970 9090

Av. Carlos Marques Rollo 881, Jardim Império, Nova Iguaçu – RJ | Telefone: 21 3952-7492 | Atendimento de segunda a sexta, das 7h45 às 17h30  | © Rio Diesel