Responsabilidade Ambiental2019-01-23T14:09:25+00:00

Responsabilidade Ambiental

Como medida contra o desperdício e incentivo ao respeito pela natureza, o Concessionário está totalmente adequada às práticas corretas para pequenas ações que reduziram o desperdício e a quantidade de poluentes descartados na natureza. Veja algumas ações voltadas à responsabilidade socioambientais praticadas e projetos implantados pelo Concessionário.

Práticas Sustentáveis na Rio Diesel

Uma das atividades básicas para a proteção do meio ambiente, a coleta seletiva deve ser não só realizada corretamente mais também possuir um controle sobre o destino correto dos resíduos sólidos produzidos pela empresa. Diante disso, o Rio Diesel contrata empresas responsáveis por descartar de forma assertiva o lixo produzido. Sinalizadas com diferentes cores as lixeiras de coleta seletiva facilitam a separação de materiais e ajudam o planeta.

Ao lavar uniformes e panos das oficinas, óleos lubrificantes utilizados misturam-se com a água, o que pode causar sérios impactos ambientais. Para reduzir este risco, nós contamos com uma empresa especializada na lavagem dos tecidos e descarte correto da água contaminada com tais resíduos.

A área de lavagem tem infraestrutura completamente desenvolvida para que a atividade não permita qualquer tipo de contaminação, com todos os resíduos devidamente encaminhados a uma mão de obra especializada, vinda de empresas terceirizadas possuidoras de certificação do INEA (Instituto Estadual de Ambiente).
A empresa conta com um cronograma de atividades, como palestras e cursos para todos os colaboradores, que são desenvolvidas com o objetivo de conscientizar sobre a importância em tornar as práticas que preservam o meio ambiente uma rotina de trabalho. Além de falar sobre os temas mais importantes dentro desse segmento, esses eventos aumentam o conhecimento de todos e geram mobilização.

Um litro de óleo de cozinha jogado no ralo contamina um milhão de litros de água e essa quantidade equivale ao consumo de água de uma pessoa no período de 14 anos. Pensando nisso, a Rio Diesel promove, para seus colaboradores, a campanha interna ‘Coleta de Óleo Usado – Você também é responsável’ com a parceria da empresa Grade Rio Ambiental.

Responsabilidade Ambiental – Propostas e Projetos

Cada vez mais, o meio ambiente adquire grande importância, e sua preservação torna-se responsabilidade de todos. Fato este que se torna uma das mais importantes ideologias da Rio Diesel em sua política de comprometimento com a sustentabilidade. Nossos colaboradores são incentivados, em todos os setores de atuação, a buscarem soluções dentro dessa filosofia, a partir de um programa de ações internas que garantem melhores práticas e procedimentos para a preservação do meio ambiente.

Cada vez mais, o meio ambiente adquire grande importância, e sua preservação torna-se responsabilidade de todos. Fato este que se torna uma das mais importantes ideologias do Rio Diesel em sua política de comprometimento com a sustentabilidade.

Os colaboradores da empresa, em todos os setores de atuação, buscam desenvolver suas atividades dentro dessa filosofia, a partir de um programa de ações internas que garantem melhores práticas e procedimentos para a preservação do meio ambiente.

Como medida contra o desperdício e incentivo ao respeito pela natureza, a empresa está totalmente adequada às práticas corretas para pequenas ações que reduziram o desperdício e a quantidade de poluentes descartados na natureza.

Dessa forma, foi lançada uma campanha interna em 5 de junho de 2013 em comemoração ao dia do meio ambiente com a parceria com a empresa Grande Rio Ambiental. O objetivo era conscientizar a todos da importância do descarte correto do óleo de cozinha usado e o incentivo a doação do óleo à Grande Rio para  esse material não seja descartado incorretamente na rede de esgoto.

O projeto envolve rodadas de palestras realizadas no auditório do concessionário e ministradas por técnicos da Grande Rio Ambiental. Os  colaboradores tiveram a oportunidade esclarecer dúvidas e aprendendo um pouco mais sobre meio ambiente e as tecnologias aplicadas a transformação de óleo usado em produtos de limpeza.

O livro didático é um instrumento de consulta, pois é nele que está a fonte do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento e aprendizagem do individuo. Por isso, a Rio Diesel promove uma campanha interna contínua de doação de livros de literatura variada, predominando a didática de assuntos variados e livros paradidáticos para leitura e lazer que ficam a disposição dos colaboradores na sala de descanso sustentável.

Não há um livro perfeito que contém todas as respostas pois o conteúdo exposto no mesmo é somente para direcionar o trabalho ou consulta do leitor. Por isso, o projeto aceita a maioria dos temas até mesmo dicionários da língua portuguesa ou outras línguas, assuntos de informática, atlas, livros voltados a áreas específicas como contabilidade e administração, enciclopédias, etc.

Para participar, os colaboradores são orientados a trazer livros em bom estado que não utilizam mais.

O livro que você não utiliza mais, pode ser uma grande fonte de conhecimento para outras pessoas.

Assumindo a importância do reaproveitamento de sucatas produzidas pela empresa, da disseminação de campanhas ambientais e educacionais internas como uso correto da água, reaproveitamento de papel, reciclagem, descarte correto de produtos como óleo de cozinha e material contaminado, assim como a participação de todos através de sugestões de ações simples e diárias para a sustentabilidade do meio ambiente, a Rio Diesel investiu na Área de Descanso Sustentável e Jogos e a transformou no projeto Sustentando Idéias.

Veja AQUI algumas imagens desse projeto.

O objetivo principal é o incentivo para que as ações de responsabilidade ambiental, reciclagem e sustentabilidade aplicadas na Rio Diesel sejam praticadas não somente no dia a dia da empresa mas também na vida dos colaboradores, expandindo desta forma, a cultura sustentável para a sociedade. Para tanto foi utilizado como local matriz a Área de Descanso Sustentável e Jogos, ampliando desta forma, o projeto inicial no local que passou a ser ponto de encontro, confraternização e troca de informações diárias entre os colaboradores.

Além da ampliação do mobiliário produzido, em sua maioria, de ripas de madeiras originadas das caixas de peças adquiridas pela Rio Diesel, pufs de pneus 175/185 e objetos decorativos feitos com material reciclável continuam a fazer parte do ambiente. Contudo, ampliamos nossa visão para os materiais recicláveis da cozinha, reutilização de papéis de escritório que seriam descartados, outros materiais de oficina além da promoção de campanhas como recolhimento de óleo de cozinha, uso inteligente da água, entre outras.

Foram criadas oficinas de reciclagem de materiais onde os colaboradores podem aprender a reaproveitar objetos que antes seriam descartados, incentivo a troca de livros e informações culturais, campanhas sócio-ambientais (descarte correto de óleo, economia da água, bom aproveitamento dos alimentos, saúde, etc).

O projeto Sustentando Idéias, desde sua implantação já agiu de forma positiva em todos os sentidos, pois além de permitir criar possibilidades sustentáveis para a empresa, possibilita que os colaboradores sejam parte importante e fundamental nesse processo, estreitando dessa forma, as intenções e objetivos ambientais que a Rio Diesel preza. Diante disso temos a certeza que todos ganham agindo de maneira sustentável.

As proporções de satisfação dos frequentadores do espaço continuam superando as expectativas do idealizador. A adesão as oficinas de reciclagem, a troca de livros, aumento da interação entre os diversos setores da empresa certamente auxiliam na melhoria dos processos executados no dia-a-dia da empresa.

Precisamos parar para pensar no mundo em que vivemos e como chegamos até aqui. Mas não basta pensar, é preciso agir. Por isso, a Rio Diesel desencadeia uma série de ações visando à participação de todos, em prol de um mundo melhor para se viver num resultado infinitamente positivo.

Nossa intenção é viabilizar o máximo de propostas possíveis, desde que sigam os objetivos ambientais propostos, de forma a ampliar cada vez mais a participação da empresa na divulgação da prática sustentável por que o Concessionário Rio Diesel, assim como a Mercedes-Benz entende que dar um rumo diferente aos materiais recicláveis é fazer a diferença para o planeta, pois o nosso papel também é preservar o meio ambiente.

A superfície do nosso planeta é composta por 70% de água. Porém, de toda água existente no planeta, 97,5% estão nos oceanos e dos 2,5% restantes, 1,5% estão nos polos (geleiras e icebergs), ficando apenas 1% disponível para nosso consumo, sendo que a maior parte esta em leitos subterrâneos, atmosfera, plantas e animais. Atualmente usamos para nosso consumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos, os aquíferos.

De nossa parte, o melhor que podemos fazer é economizar ao máximo, evitando que mais e mais águas sejam retiradas da natureza para nosso consumo através de formas simples como, por exemplo, não usar mangueira para lavar pisos, calçadas, automóveis, trocar as válvulas hidro assistidas de descargas por caixas acopladas ao vaso sanitário, etc.

O Concessionário Rio Diesel optou pela prática do reuso da água originada da calefação do ar condicionado e bebedores espalhados pela empresa além de construir e instalar um sistema usando a tecnologia da Minicisterna, que foi criada e desenvolvida baseada na norma ABNT NBR 15.527:2007 “Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis”.

Nos dias quentes, de vez em quando levamos um baita de um pingo d’água na cabeça vindo de aparelhos de ar-condicionado nos prédios ou simplesmente temos que descartar a água acumulada nos aparelhos. E são milhares desses equipamentos produzindo certa quantidade de água que tem como destinos as calçadas das cidades ou as cabeças dos cidadãos. Será que essa água poderia ser aproveitada para outros fins mais úteis? Pensando nisso, Márcio Gregório, multiplicador do StarClass do Concessionário Rio Diesel elaborou a criação de rotinas e instalação de um sistema simples de aproveitamento dessas vias.

Foi preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna através de um encanamento, onde ela é armazenada. Na descida da calha Junto a esse reservatório, foi instalado um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos. Próximo ao reservatório existe uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável. Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos na empresa. Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades).

Para o reuso da água do ar condicionado e bebedouros, na saída do dreno de água de cada aparelho inserimos mangueiras a um tonel que capta a água e no decorrer do dia nossos colaboradores responsáveis pela limpeza e manutenção do concessionário transferem o líquido recolhido nesses pontos em uma bombona de 200 litros. De lá fazem a redistribuição da água para a limpeza das áreas internas e externas da empresa.

Ao economizamos água potável com a implantação do projeto, estamos poupando recursos valiosos! Tratando o elemento água com consciência ecológica! Aproveitar a água de chuva faz-nos economizar em todos os sentidos: além de beneficiar a sociedade, porque o efeito da retenção das cisternas, as estações de tratamento e a canalização ficam menos sobrecarregadas!

O resultado continua crescente e satisfatório pois houve uma redução exponencial nos custos de consumo de água comprovados através da comparação dos meses anteriores a implantação do sistema e rotinas de aproveitamento de água para fins não potáveis e após o início das mesmas. A partir da implantação das ações em fevereiro até julho 2015 a redução do custo da conta em relação ao cinco meses anteriores representou em média uma queda de 46,5% e com relação ao consumo a queda foi em média de 39%.

Tomamos como resultado positivo tanto para a empresa e seus colaboradores quanto para o meio ambiente.

O projeto fundamenta-se na Interpretação Ambiental como instrumento da Educação Ambiental. Simultaneamente, as atividades visam estimular a formação de uma consciência ecológica através do estudo do meio e promover o sentimento de pertencimento dos colaboradores da Rio Diesel e de alunos da rede privada, municipal, federal e/ou estadual.

De forma eficaz, visa promover o conhecimento sobre os patrimônios naturais, históricos e culturais do município; transmitir conceitos e valores sobre o meio ambiente, a biodiversidade e a importância de conviver em harmonia com o ecossistema; enriquecer o currículo escolar dos alunos e o dia-a-dia dos colaboradores com a exploração do tema transversal “educação ambiental e meio ambiente”; incentivar a adoção de posturas e hábitos de proteção ao meio ambiente e incentivar o enriquecimento teórico-prático dos participantes.

Tendo como tema os patrimônios naturais, históricos e culturais do município as atividades de interpretação ambiental serão desenvolvidas no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu onde são realizadas trilhas de baixa dificuldade, representativa do bioma atlântico apresentando espécimes geológicos, históricos, culturais e paisagísticos; no Campus da PUC – Tinguá onde as trilhas possuem graus diferenciados de dificuldade, representativas do bioma atlântico e na Região de Tinguá com a exploração dos patrimônios históricos e culturais.

O projeto ECOs também viabiliza palestras que são realizadas no concessionário para os colaboradores sobre conscientização ambiental e sustentabilidade através dos Assessores Técnicos Ambientais fornecidos pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Nova Iguaçu.

Como realizamos

O município de Nova Iguaçu apresenta uma característica única na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: mais da metade de seu território (± 69%) é ocupado por áreas preservadas situadas nos extremos norte e sul do município e o restante de seu território comprometido com a urbanização (taxa de urbanização de 98,9%). Todavia, esta característica única do município além de desconhecida não é percebida pela maioria de sua população, em virtude da grande extensão territorial do município e pela concentração das áreas preservadas nos limites norte e sul do município.

Ciente disso, a Rio Diesel desejava promover um projeto onde pudesse envolver a comunidade do município e divulgar de forma prática e consciente a necessidade de cada elemento natural existente e a importância de preservá-los. Para tanto, o Concessionário entrou em contato com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Nova Iguaçu a fim de obter orientações de como o projeto poderia envolver os moradores e também seus colaboradores.

Com a parceria e colaboração dos Assessores Técnicos Ambientais que auxiliaram diretamente na escolha dos locais a serem visitados, do público a ser atingido e contato com as Escolas que fazem parte do projeto, a Rio Diesel conseguiu viabilizar as excursões fornecendo todo o suporte necessário para os 25 alunos, 2 professores, 10 colaboradores e 3 Guardas Ambientais que participam de cada edição do projeto que já teve duas edições realizadas e já possui mais duas agendadas até o final de 2016.

A metodologia do Projeto está planejada para se desenvolver em três momentos distintos:

1º momento – Recepção dos participantes (alunos, professores e colaboradores)
Breve explanação em linguagem adequada ao público-alvo sobre o ambiente a ser visitado, seu significado para o município e para o meio ambiente além de esclarecimentos sobre como se comportar e conviver em ambientes naturais.

A visitação aos patrimônios históricos e culturais da região de Tinguá (Estrada Real, Fazenda São Bernardino e Iguassu Velho) inicia-se na antiga estação de Tinguá onde há uma exposição fotográfica permanente bem como uma explanação sobre a importância histórica da região enfocando, principalmente, seu potencial hídrico.

2º momento – Trilha Interpretativa Ambiental (Trilha orientada)
Desenvolvimento de trilhas interpretativas como atividade pedagógica, lúdica e recreativa, prática andante onde os sentidos (visão, olfato, audição, tato e paladar), orientados pela sensibilização ambiental nos dão acesso à realidade geográfica, promovendo a (re)integração do homem com a paisagem, criando sentimento de sentir-se, de ser parte.

3º Momento – Oficinas
Realização de oficinas (plantio, artes com material reciclado e oficina de jogos) adequadas ao perfil e faixa etária de cada seguimento escolar.

Com o Projeto ECOs a Rio Diesel promove a consciência, não só de seus colaboradores mas também da comunidade, do quão significativa e relevante é a preservação ambiental na Região Metropolitana, uma vez que ele agrega parte da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em termos de biodiversidade do planeta e um dos mais ameaçados. A existência de cachoeiras, lagos e piscinas naturais aliadas a formações rochosas representativas de intensa atividade vulcânica pretérita transformam a região em uma verdadeira sala de aula a céu aberto.

Por meio do projeto a Rio Diesel promove um meio de comunicação que soma a interação entre o intérprete, o visitante e o meio fazendo uso dos sentidos humanos para facilitar o entendimento das relações homem-ambiente. O resultado é o estímulo às pessoas entenderem e interagirem com seu entorno ecológico e/ ou histórico-cultural, podendo se dar em ambientes naturais como também, desenvolvida diante de monumentos históricos, ruínas ou mesmo em áreas urbanas.

O Projeto Sustentando Ideias tem por objetivo desenvolver brindes que atendam de forma criativa, prática, útil e sustentável, às necessidades de nossos clientes verificadas através de pesquisa e coleta de sugestões dos mesmos.

Entre os dias 10 e 19 de fevereiro deste ano a área de marketing do Concessionário Rio Diesel realizou uma pesquisa informal em alguns postos da Região, focando no público de veículos comerciais, mais especificamente caminhões, em busca de sugestões de brindes que os motoristas gostariam de receber, verificar o nível de utilização de mídias sociais, e-mail, aplicativos e internet de forma geral pelos caminhoneiros varejistas, saber o tempo médio de troca ou aquisição de novos veículos e informação sobre os principais postos de parada próximos ao Concessionário.

Contudo, essa pesquisa transformou-se em um laboratório que nos trouxe a opinião e experiência de pessoas que tem um estilo de vida muito singular, que retratam força de vontade, fé, amor, companheirismo, família e as exigências em termo de qualidade, economia e conforto de quem passa muitas horas ao volante. Além disso, eles nos deram opinião de acessórios que todos os motoristas têm ou deveriam ter em seus caminhões e que poderiam virar brindes oferecidos por nós, da Rio Diesel. Dentre eles estão necessaire, chinelos de dedo, lixeiras, kit de higiene pessoal, boné, camisa, chaveiro personalizados, casaco, bloco de notas, martelo de borracha. Com isso avaliamos que a pesquisa ganhou uma amplitude diferente, pois os caminhoneiros não só participaram como deram sugestões viáveis para que pudéssemos atender.

O desafio passou a ser a escolha e desenvolvimento de itens com reaproveitamento do material reciclável que nós tínhamos em estoque e que atendesse as principais necessidades apontadas. Através do auxílio do Multiplicador do StarClass, Márcio Gregório e do Gerente de Vendas, José Vitório, identificamos que haviam muitas lonas estocadas utilizadas em campanhas já vencidas (faixas, banners, etc) e muitos uniformes em bom estado que foram trocados. Diante desse cenário, decidimos criar algo que utilizasse ambos os materiais juntos e/ou separados. Reunimos aproximadamente 519 m² de lonas e quase 1000 unidades de uniformes de oficina, entre camisas e calças.

Considerando esse panorama, a melhor escolha foi desenvolver uma nécessaire de tamanho médio (15cm lateral x 11cm altura x 28cm comprimento), sem divisórias e com uma tira que faria o papel do gancho solicitado pelos motoristas para que a mesma pudesse ser pendurada nos banheiros de estrada utilizados pelos clientes. Mas desenvolver algo com parte dos uniformes foi um desafio. Criamos um modelo de acessório feito com o tecido dos uniformes e revestida de lona medindo 21cm x 28cm com um cordão que pode ser utilizado para prender no câmbio em caso de utilização como lixeira ou para fechar em caso de ser utilizado como porta documento ou ainda para guardar acessórios de higiene pessoal.

Foram entregues até o momento mais de xx brindes aos clientes que nos retornam com críticas muito positivas como a do motorista Marcos Rogério, que dirige um Accelo 815: ““Achei a ideia muito legal porque, além de entregar um brinde pensando no motorista, ainda ajuda a conscientizar sobre a sustentabilidade. Não imaginaria que os brindes são de uniforme e lona reaproveitada se não tivessem dito. O material está bem produzido e é durável. A Rio Diesel está de parabéns.”

“Os brindes sustentáveis são utilizados em eventos com ou na área de pós vendas quando o cliente adquire um veículo novo ou realiza um serviço na oficina. Nesse momento aproveitamos para falar um pouco sobre o projeto e colher opiniões sobre o que o nós, enquanto Concessionários Mercedes-Benz podemos fazer para melhorar cada vez mais e não há maneira melhor de se fazer isso do que escutando nossos clientes” diz Márcio Gregório.

Podemos concluir que o projeto foi um sucesso desde sua idealização até a aplicação do mesmo. Ele nos possibilitou uma proximidade com o cliente em prol de algo que eles nos solicitaram gerando a satisfação de receber e utilizar os brindes. Com a permissão de alguns clientes, entramos em contato com os mesmos posteriormente para saber a opinião deles em relação a utilidade dos brindes desenvolvidos e o feedback foi muito positivo. “Adorei a iniciativa do concessionário de reutilizar um material que seria perdido para desenvolver brindes sugeridos por motoristas. A necessaire é de uso básico e a lixeira é item obrigatório para quem tem consciência. Tentar atender a uma necessidade do cliente já faz grande diferença”,diz Sr. Samuel Pedro de Araujo dono de um Atron 1620.

Recebemos vários elogios pela iniciativa e muitas outras sugestões que serão levadas em consideração para que possamos continuar alcançando o objetivo do projeto Sustentando ideias que é a satisfação de nossos clientes.

Um dos grandes problemas ambientais causados pelo descarte dos resíduos sólidos de forma inadequado e que contaminam o solo e corpos d’água no município de Nova Iguaçu pode ser mitigado através de coleta seletiva como, por exemplo, pneus inservíveis que ainda são um dos maiores problemas de descarte, por falta de coleta, armazenamento e destinação correta apesar de haver tecnologias para a reciclagem dos mesmos.

A Rio Diesel, ciente da importância da destinação correta desses resíduos buscou através do Gerente Administrativo Rangel Parreira, responsável pelo projeto, e do multiplicador StarClass Márcio Gregório, Coautor do projeto, a parceria da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, visando atenuar esse problema, onde o Concessionário, com ações assertivas de logística reversa referenciadas na Resolução Conama n° 416/09 que dispõe sobre a prevenção e a degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada, torna-se co- responsáveis pela coleta dos pneus, ficando a Secretaria de Meio Ambiente responsável por traçar a rota de coleta, fornecer um ajudante do serviço de limpeza pública e pelo armazenamento e destinação final dos pneus, além de oferecer profissionais adequados para o treinamento de artesãos através de oficinas de educação ambiental e artesanato para o empoderamento econômico de mulheres através do reuso de pneus inservíveis coletados.A Rio Diesel, por outro lado, assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento da identidade visual do projeto, 1 motorista, 1 caminhão Baú Mercedes-Benz devidamente sinalizado além do combustível necessário para a coleta.

Os locais de coleta são borracharias cadastradas no município de Nova Iguaçu com quatro rotas semanais diferentes compostas por 20 pontos de coleta, passando por 77 borracharias cadastradas onde a demanda e a inclusão de mais locais de coleta são avaliados e adequados no decorrer do projeto. O local de armazenamento dos pneus é em um galpão cedido pelo Município de Mesquita de, aproximadamente, 400 metros quadrados cobertos e que pode alocar até 10000 pneus de uma só vez.

Como desenvolvemos o projeto

Sendo a Coleta Seletiva um sistema de recolhimento diferenciado de resíduos iniciada com a separação, ainda na fonte de origem, dos diferentes componentes do material descartado pela população, optamos por criar um projeto que auxiliasse na destinação de resíduos inservíveis.

Os benefícios apontados pela escolha eram claros: este processo, quando em execução, permitiria que grande parte desse tipo de material descartado fosse encaminhado às indústrias recicladoras para ser aproveitado como matéria-prima na confecção de novos produtos. Desta forma, ocorreria a redução do volume de resíduos inservíveis a ser dispostos nos aterros, numa fração de rejeito com menor poder de impactos ambientais. Além disso, os processos industriais de reciclagem são menos poluentes e consomem menor energia que os processos primários, visto que os materiais usados já estão pré-processados, dispensando um número significativo de operações. A partir daí o Gerente Administrativo, Rangel Parreira junto com o Multiplicador StarClass, Márcio Gregório, criou a ação Pneus Verdes: Projeto Cidades Sustentável em junho desse ano.

Para tanto, precisávamos buscar uma parceria que nos permitisse executar de forma legal e correta não só a coleta desses pneus mais também o armazenamento e destinação adequados proporcionando a educação ambiental e a transformação dessa matéria prima. Por essa razão, buscamos parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Iguaçu que também prima por diminuir os danos sócio ambientais gerados pelos descartes inapropriados de pneus inservíveis na Cidade.

Com essa parceria, nos tornamos co-responsável pela coleta dos pneus, ficando a Secretaria de Meio Ambiente responsável por traçar a rota de coleta, fornecer um ajudante do serviço de limpeza pública e pelo armazenamento e destinação final dos pneus. Enquanto que a Rio Diesel assumiria a responsabilidade pelo desenvolvimento da identidade visual do projeto, forneceria 1 motorista, 1 caminhão Baú Mercedes-Benz devidamente sinalizado além do combustível necessário para a coleta, uma vez por semana, durante 12 meses, para o recolhimento de aproximadamente 120 mil pneus inservíveis em borracharias, depósitos e outros lugares de acumulo e descarte inadequado desse material promovendo, dessa forma, educação ambiental e sensibilização de clientes, lojistas, borracheiros para a importância da coleta seletiva.

Os locais de coleta são separados em quatro rotas semanais diferentes compostas por 20 pontos de coleta, passando por 77 borracharias cadastradas onde a demanda e a inclusão de mais locais de coleta são avaliados e adequados no decorrer do projeto. O local de armazenamento dos pneus é em um galpão cedido pelo Município de Mesquita de, aproximadamente, 400 metros quadrados cobertos e que pode alocar até 10000 pneus de uma só vez. Após o armazenamento, é feito a coleta pela RECICLANIP que dá a destinação correta ao resíduo recolhido. Alguns pneus serão destinados a artesãos para confecções e reciclagens.

Nossas conclusões

Conseguimos, através desse projeto, atingir nossos objetivos no que tange ao auxílio na redução de resíduos inservíveis e na conscientização quanto à responsabilidade de cada indivíduo, de cada comerciante, loja e revenda em manter as ruas sem resíduos de qualquer natureza dando a destinação correta para eles. Também fortalecemos a preocupação da Marca Mercedes-Benz em realizar ações de educação ambiental com parcerias sólidas como as prefeituras e órgãos competentes das cidades onde seus Concessionários estão presentes.

Consideramos que a Coleta Seletiva incentiva o mercado de reciclagem e reaproveitamento de materiais, melhora as condições de trabalho dos catadores e a qualidade de vida de toda a população. É um sistema que coloca o cidadão, através de seus atos diários, como parte integrante da busca de uma forma correta de tratar os resíduos sólidos, estabelecendo uma relação de responsabilidade entre cada indivíduo com seus resíduos.

Em 2018, passamos a analisar com mais cuidado a quantidade de papel gasto pelo concessionário e o acompanhamento do seu descarte. Observamos também que nossas preocupações quanto ao aproveitamento de papel, principalmente no setor administrativo da empresa, tinham relação com as possibilidades de reuso com qualidade que a fábrica fornece aos clientes através da linha RENOV.

Enxergar o propósito em comum entre o descarte e reaproveitamento sustentável do nosso papel e as peças remanufaturadas Mercedes-Benz tornou-se simples para nós visto que, nas campanhas voltadas para essa linha de produtos procuramos enfatizar todas as vantagens da mesma incluindo a importância do seu descarte correto, a qualidade e sua garantia pois os produtos RENOV geram menor impacto ambiental, redução de custo e maior comodidade ao cliente.

Diante de tais observações e com o objetivo de promover a sensibilização, conscientização ambiental através de ações socioambientais, a otimização de processos com foco na redução, reuso, racionalização do consumo de recursos naturais e a divulgação dos benefícios da linha RENOV para o meio ambiente aos clientes, criamos o projeto Plante essa Ideia onde o concessionário reutiliza e insere papel inservível em um ciclo de vida sustentável, distribuindo folders dos produtos remanufaturados Mercedes-Benz produzidos em Papel Semente de forma que o cliente, após a utilização do material, possa plantá-lo gerando, dessa forma, vida ao invés de lixo.

O processo é bem simples: juntamos, em sua maioria, folhas de papel branco (rico em celulose), já usadas frente e verso e doamos à cooperativa ReCooperar, parte integrante da Ong Guardiões do Mar que, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Petrobrás, auxilia no controle e massificação da chamada Rota da Reciclagem no estado. Eles recebem o papel e utilizam-no como matéria prima para a produção do papel semente que, dentro do nosso projeto, é utilizado para a impressão de folders da linha RENOV, distribuídos aos clientes no concessionário. O cliente recebe o folder e, após sua utilização pode plantá-lo. Além disso, também facilitamos o consumo de alimentos sem agrotóxicos e o plantio de plantas que auxiliam, não só na qualidade de vida dos nossos clientes, mas também na multiplicação de jardins urbanos que auxiliam na qualidade do ar, esbarrando em outros propósitos da Mercedes-Benz no que tange ao controle de poluentes.

Do papel que se planta nascem lindas flores, deliciosas verduras e até mesmo poderosas ervas medicinais. No folder inserimos, além das informações sobre a família Renov, a observação de que o material é produzido em papel semente, uma breve descrição do projeto, o nome da semente que constitui o papel e a instrução de como realizar o plantio do mesmo. Com isso o cliente pode escolher a semente de sua preferência entre 10 tipos diferentes: agrião, almeirão, claquia, manjericão, margarida, mostarda, pimenta, rúcula, salsa e tomate.

Concluímos que a reciclagem de papel é uma maneira de tentar reduzir os impactos das atividades humanas no meio ambiente. Por isso, concluímos que a ideia de inserir a linha RENOV nesse projeto pôde ser aplicada com excelência pois tais peças também tratam da mesma preocupação: sustentabilidade.

O reaproveitamento das carcaças, no processo produtivo, gera menor impacto ambiental, redução de custo e maior comodidade ao cliente que pode incluir a peça usada (à base de troca) no processo de compra da peça Renov. Da mesma forma, quando reciclamos o papel estamos contribuindo para que menos árvores sejam cortadas e com a redução no uso de água e de energia para a fabricação de papel reciclado se comparado às quantidades destes mesmos recursos utilizados na produção de papel virgem.

Desta forma, através da divulgação dos benefícios dos produtos RENOV impressos em papel semente, pretendemos contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades ambientais e sociais.

Veja alguns depoimentos de nossos clientes:

“Como sempre fui muito bem atendido, funcionários altamente capacitados em todas as áreas da empresa, ontem tive o prazer de ser atendido pela equipe da recepção e vendedores, parabéns a todos os funcionários da Rio Diesel.”

Tercio Pires Villas Boas , Autônomo

“Uma concessionária muito qualificada com funcionários capacitados em atender com excelência os seus clientes muito obrigado a Rio diesel.”

Alexandre Alves De Azevedo Azevedo , Representante Comercial na empresa Truck Carioca Implementos Rodoviarios

“Show de bola sucesso continua assim.”

Arley Macedo, Autônomo

“Uma empresa que trabalha com honestidade em todos os aspectos!!!!!!”

Luiz Pimentel, Autônomo

“O serviço é ótimo”

Marcelo De Moraes Marcelino , Motorista de caminhão autônomo

“Fui muito bem atendido na consultoria da oficina.  Parabéns a toda equipe em especial ao consultor Fabio!”

Adailton Almeida , Autônomo

“Amei o atendimento sou apaixonada por carro grandes viajo muito um desses seria ótimo!”

Jesa Campos , Cliente

“Fomos bem atendido, fizemos a escolha certa. Graças a Deus”

Walter Milhomens , Autônomo

“Esta concessionária é uma das melhores do Brasil !! Eles têm um atendimento mais que perfeito!! Parabéns!!!”

Fernanda Guidotti, .